Buscar

Palabras clave
Título
Autoras/es
Tags

Academia, Género,
Derecho y Sexualidad.

Buscador

Palabras clave: 'Rita de Cássia Souza Tabosa Freitas'.
3 coincidencia(s) encontradas.

Libro electrónico / e-book

Direito e contemporaneidade, volume 2: Estudos, interdisciplinaridade e perspectivas

Fernando Da Silva, org. Cardoso, Rita de Cássia Souza Tabosa, org. Freitas, Andrea Costa do Amaral, org. Motta
2020 | Editora Fi

As demandas e lutas contemporâneas que cercam o direito têm exigido a ampliação dos cânones teóricos e metodológicos deste campo do saber. Pode-se afirmar que as perspectivas fundadas no positivismo e na técnica têm dado espaço, cada vez mais, a investigações de caráter interdisciplinar, holístico e preocupadas com a aproximação entre pesquisadoras e pesquisadores, além dos processos de afirmação e de reivindicação de direitos. É o avanço de agendas, discursos e práticas anacrônicas e neofacistas que tem feito da contemporaneidade um universo de disputas políticas e semânticas, demandando, assim, uma produção do conhecimento jurídico reinventada e a expansão de aportes epistêmico-teórico-metodológicos. Nesse sentido, a contemporaneidade pode ser traduzida, para o direito, como um universo de deslocamentos interpretativos. Tal reposicionamento de interesses é suscitado, sobretudo, pela necessidade de contestação e de superação de todas as formas de violência e com vistas à re-organização dos processos de luta. Assim, o Volume 2 da presente coletânea junta-se ao referido grupo de estudos que pretende pensar o direito de maneira transversal, em pleno diálogo com outros campos do saber. Para tanto, nesta obra são apresentadas investigações que problematizam o direito a partir de suas intersecções com a interdisciplinaridade. Trata-se de um livro marcado pelo olhar nômade, em termos teóricos e metodológicos, frente às questões contemporâneas. Composta de duas partes, a obra está organizada de modo a possibilitar à leitora e ao leitor a reflexão sensível de dilemas atuais que têm exigido das pesquisadoras e dos pesquisadores enfrentamentos, respostas e alternativas. Em seu conjunto, os capítulos complementam-se, ao passo que ampliam o olhar de quem os lê.

Acceder
Libro electrónico / e-book

Direito e Contemporaneidade: Estudos, interdisciplinaridade e perspectivas

Fernando Da Silva, org. Cardoso, Rita de Cássia Souza Tabosa, org. Freitas, Denise, org. Luz
2018 | Viseu

sta obra representa o esforço do e das Organizadoras e demais colaboradores/as em cooperar com a reflexão dos fenômenos que permeiam o direito, a partir da noção de interdisciplinaridade. A superação de paradigmas científicos marcados pelo positivismo e pelo estruturalismo não só pode ressignificar as bases teórico-epistemológicas da Ciência Jurídica, mas, também, a contribuição para a afirmação de uma agenda de reflexões e pesquisas verdadeiramente interdisciplinares.
É a partir desta premissa que este livro apresenta um vasto quadro de estudos que assumem a perspectiva de (re)ler e refletir o direito a partir de outras lentes e olhares, seja ligados a diferentes ciências, universos ou sujeitos políticos.

Acceder
Artículo

Homoparentalidade, gênero e direitos humanos: Notas sobre convicções jurídicas e morais no judiciário de arcoverde-pe

Fernando Da Silva Cardoso, Rita de Cássia Souza Tabosa Freitas, Caio Emanuel Brasil Fortunato, Antônio Lopes de Almeida Neto
2017

A adoção homoparental é um dos desdobramentos das discussões sobre gênero, ela perpassa por toda uma conjuntura de conhecimentos sociais aplicados. O direito é uma das searas que possuem uma essencial função nesse quesito, já que a adoção é um ato jurídico em sentido estrito, ou seja, os efeitos da norma jurídica serão regulados por lei, vigorando, assim, uma decisão muito a clivo dos juízes e da atuação dos serventuários em transformar este estigma social em linguagem jurídica para concretizar a proteção da família e o melhor interesse da criança. Desta maneira, a construção de uma cultura e uma educação nos direitos humanos é a chave para que o Estado consiga atingir os anseios sociais dos novos arranjos familiares reconhecidos pela Constituição da República e pelo Supremo Tribunal Federal, portanto, a
homoparentalidade é um assunto que possui relevância jurídico-social

Acceder